CIRURGIA ORTOGNÁTICA PARA TRATAMENTO DO SORRISO GENGIVAL

          A cirurgia ortognática para tratamento do sorriso gengival é uma modalidade de tratamento que consiste em tornar o sorriso mais harmônico e natural. Na grande maioria dos casos, o sorriso gengival é uma consequência de uma deformidade dentofacial caracterizada pelo que chamamos de “Face Longa”. Neste tipo de deformidade facial, a maxila (maxilar superior) se apresenta alongada no sentido vertical, fazendo que ocorra uma exposição exagerada dos dentes quando a pessoa esta com os lábios completamente relaxados, e quando a pessoa sorri de forma espontânea, ocorre uma exposição acentuada da gengiva. Dificuldade em selar os lábios ou encostar o lábio superior no inferior naturalmente, sem esforço exagerado, é uma outra queixa bastante frequente entre os pacientes.

Sorriso gengival e ortognática
À esquerda: paciente com diagnóstico de deformidade esquelética caracterizada por excesso vertical de maxila e sorriso gengival. À direita: pós-operatório da cirurgia ortognática com correção da deformidade vertical de maxila e do sorriso gengival.

          Pode ocorrer também situações específicas que a origem do sorriso gengival esta localizada no excesso de gengiva que recobre os dentes superiores. Neste caso, os dentes apresentam uma tamanho reduzido em altura da sua coroa clínica (parte do dente que fica exposta na boca). Uma vez descartado um diagnóstico de uma deformidade dentofacial caracterizada por face longa ou excesso vertical de maxila, cirurgias plásticas periodontais localizadas, denominadas de gengivectomias com ou sem regularização do osso ao redor das raízes dos dentes, podem serem indicadas para reduzir a quantidade de gengiva ao redor dos dentes, deixando-os com uma coroa clínica maior. Também podemos ter casos onde ocorre a associação da deformidade dentofacial com o excesso de gengiva recobrindo os dentes, fazendo-se necessário nestes casos, o tratamento da deformidade dentofacial através da cirurgia ortognática e a complementação pela cirurgia plástica periodontal.

Sorriso gengival e ortognática 2
À esquerda: paciente com excesso vertical de maxila com consequente sorriso gengival amplo. À direita: verificamos uma melhor harmonia facial quando o paciente sorri após a cirurgia ortognática.

          Para tornarmos a face e o sorriso mais agradável e harmônico, a cirurgia ortognática consegue diminuir a altura da maxila, uma vez que o problema, na grande maioria dos casos, é esquelético. Não são os lábios que são curtos, portanto, a simples correção da deformidade óssea proporciona o equilíbrio facial entre lábios e dentes no repouso e também no sorriso. Os resultados estéticos com a cirurgia ortognática podem ser simulados previamente e uma melhora da respiração pelo nariz após este tratamento é frequentemente relatado pelos pacientes. A ortodontia, como em todo tratamento para deformidades dentofaciais, é de fundamental importância, antes e depois da cirurgia ortognática.

        Quando o sorriso gengival não é intenso e não há outras deformidades dentofaciais associadas, a toxina botulínica (BotoxR) pode corrigir temporariamente o sorriso gengival por cerca de 4 a 6 meses (tempo que dura o efeito da toxina botulínica), depois uma nova aplicação do produto se faz necessária, enquanto que a cirurgia ortognática e/ou a cirurgia plástica periodontal, propõem um tratamento definitivo para o caso. Saiba mais sobre a toxina botulínica e procedimentos de harmonização facial  acessando o link HARMONIZAÇÃO FACIAL.

          Muito obrigado pela atenção!

          facebookFacebook         instagramInstagram

         Para maiores informações sobre sorriso gengival ou cirurgia ortognática ou para marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou deixe uma mensagem nos campos abaixo que retornaremos prontamente:

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção

Atenção!

Deixe uma resposta