Mentoplastia isolada ou associada à cirurgia ortognática é um procedimento estético que visa complementar a harmonia facial de perfil e numa vista frontal. A mentoplastia consiste no aumento ou diminuição da região do MENTO ou mais popularmente conhecida como QUEIXO. Em algumas situações como em pacientes portadores da ‘Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono’ a mentoplastia pode ser considerada uma cirurgia funcional, uma vez que pode contribuir para o aumento das vias aéreas superiores, facilitando a passagem do ar e diminuindo os episódios de apneia e ronco durante o sono.

A mentoplastia também pode ser realizada isoladamente, sem estar vinculada a uma cirurgia ortognática, mas para isso é fundamental um diagnóstico preciso, descartando a presença de uma deformidade dentofacial, fazendo assim o ‘mento ou queixo’ o nosso único local passível de correção cirúrgica.
A técnica cirúrgica da mentoplastia consiste na realização de uma osteotomia (“corte no osso”) para aumentar ou diminuir o mento, mas também em algumas situações podemos optar pela colocação de uma prótese de polietileno poroso com o objetivo de aumentar o mento. Seja qual for a técnica cirúrgica escolhida, o acesso é sempre por dentro da boca com ausência de cicatrizes na pele, assim como na cirurgia ortognática.
Convido a todos para ouvirem a entrevista que eu concedi ao programa ‘Bom Dia Gazeta’ da Rádio GAZETA de São Paulo-SP sobre o tema mentoplastia, onde também abordo aspectos muito importantes da cirurgia ortognática. Acesse o link: MENTOPLASTIA & CIRURGIA ORTOGNÁTICA
Muito obrigado pela atenção!
Para maiores informações sobre este ou outro assunto ou para marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou deixe uma mensagem nos campos abaixo que retornaremos prontamente:
Esse tipo de cirurgia como a ortognatica é aceito pelo plano de saúde?
Olá Rebeca! A mentoplastia quando realizada isoladamente os convênios não cobrem normalmente por ser considerada cirurgia estética. Mas quando a mentoplastia está associada a cirurgia ortognática normalmente os convênios autorizam.
Tudo de bom ! Abraços.