ASSIMETRIA FACIAL E CIRURGIA ORTOGNÁTICA

          A assimetria facial pode em muitos casos necessitar de uma cirurgia ortognática para sua correção. A assimetria de face pode ser a consequência de uma deformidade dentofacial em que um dos lados da face cresceu mais que o lado oposto. Também pode ocorrer de um lado da face crescer menos que o outro lado supostamente normal. No entanto, em ambas as situações, além do fator genético, estas alterações de crescimento podem estar relacionadas com doenças ou alterações no crescimento das articulações temporomandibulares (ATM), que são as articulações da mandíbula ou maxilar inferior. Acesse o link CIRURGIA ORTOGNÁTICA E HIPERPLASIA DO CÔNDILO MANDIBULAR e entenda melhor a principal alteração de crescimento da ATM, que pode levar ao estabelecimento de assimetrias faciais bastante importantes.

Assimetria e ortognática
À esquerda observamos uma assimetria de face caracterizada pelo desvio do maxilar inferior para a esquerda do paciente. À direita o pós-operatório onde verificamos a correção da assimetria facial através da cirurgia ortognática, proporcionando maior harmonia facial.
Assimetria e ortognática 2
À esquerda temos o pré-operatório com a paciente sorrindo, onde fica mais evidente a assimetria facial, a exposição de gengiva maior do lado direito da paciente e a maloclusão caracterizada pela mordida cruzada à esquerda da paciente, estabelecendo um caso significativo de assimetria facial. No Pós-operatório verificamos a correção da assimetria facial, da exposição excessiva de gengiva e da maloclusão.

        O tratamento para a grande maioria dos casos de assimetrias faciais invariavelmente necessita de um tratamento ortodôntico-cirúrgico (ORTODONTIA E CIRURGIA ORTOGNÁTICA). Em algumas situações pode ser necessário também uma intervenção cirúrgica na articulação afetada para uma resolução adequada do caso. Procedimentos de preenchimento facial estético, com materiais que mimetizam o volume ósseo, podem ser necessários em alguns casos.

ASSIMETRIAS DE FACE

          A assimetria facial é sem dúvida alguma uma das deformidades dentofaciais mais complexas de serem tratadas. O PLANEJAMENTO VIRTUAL COMPUTADORIZADO auxilia muito o cirurgião na decisão e escolha do melhor tratamento para a obtenção dos melhores resultados funcionais e estéticos.

pré e pós virtual de asssimetria
À esquerda observamos um pré operatório de uma paciente com uma severa assimetria de face. À direita podemos observar a correção virtual da assimetria de face. Desta forma o cirurgião sabe exatamente o que vai encontrar na cirurgia real no paciente, uma vez que já tendo operado o paciente virtualmente, a cirurgia real torna-se mais previsível e segura.

        É importante salientar que uma simetria facial total é algo extremamente difícil de ser alcançada. Mesmo pessoas que apresentam suas faces harmônicas, podem possuir pequenas assimetrias que não constituem queixa por parte do paciente e nem chamam a atenção de outras pessoas. Pequenas diferenças de forma e contorno entre um lado e o outro da face, que não despertam a atenção clinica de forma significativa, não devem ser consideradas automaticamente uma problema, sendo que o objetivo quando do tratamento de deformidades dentofaciais relacionadas com assimetrias, deve ser a busca da harmonia facial entre um lado e o outro, mas compreendendo que isso não implica necessariamente na obtenção de lados completamente iguais.

          Muito obrigado pela atenção!

          facebookFacebook         instagramInstagram

Para mais informações sobre cirurgia ortognática ou para marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou deixe uma mensagem nos campos abaixo que retornaremos prontamente:

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção

Atenção!

Deixe uma resposta