A cirurgia ortognática é uma das modalidades de tratamento para a ‘Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono’. O termo ‘cirurgia esquelética dos maxilares’ também pode ser utilizado aqui. Esta síndrome caracteriza-se principalmente pela dificuldade de uma respiração adequada quando o indivíduo esta dormindo, sendo observado sucessivas paradas na respiração por períodos curtos e muitos pacientes apresentam também roncos. Isto proporciona ao indivíduo noites mal dormidas sem um sono reparador, fazendo que no dia seguinte a pessoa se sinta cansada e sonolenta como se não tivesse dormido quase nada. Por sua vez, esta dificuldade em respirar durante o sono, pode ser consequência de obstruções nasais ou devido a uma diminuição do espaço para o ar passar nas vias aéreas superiores e/ou na nasofaringe. Muitas vezes, esta diminuição no espaço para a passagem do ar é devido a presença de uma deformidade dentofacial, onde os pacientes com PADRÃO FACIAL II são mais susceptíveis a desenvolverem esta síndrome. Clique no link CIRURGIA ORTOGNÁTICA EM PACIENTES COM PADRÃO FACIAL II e entenda melhor este tipo de deformidade dentofacial.

Pacientes obesos também são mais susceptíveis a desenvolver esta síndrome. Quando o paciente apresenta uma deformidade dentofacial associado ao quadro de ‘apneia obstrutiva do sono’, a simples correção desta deformidade através da cirurgia ortognática pode, quase que invariavelmente, diminuir significativamente os episódios de apneia e roncos durante o sono com consequente melhora da qualidade do sono e da vida destes pacientes.
É fundamental que o diagnóstico da ‘Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono’ seja realizado por um médico otorrinolaringologista. Porém, o diagnóstico da deformidade dentofacial e a realização da cirurgia ortognática, são realizados pelo cirurgião bucomaxilofacial. Pacientes portadores desta síndrome e que não apresentam deformidades dentofaciais aparente, podem em casos selecionados, a depender da gravidade dos episódios de apneia, também se submeterem a cirurgia ortognática, uma vez que o otorrinolaringologista descarte a possibilidade de melhora do caso através de procedimentos otorrrinolaringológicos.

Muito obrigado pela atenção!
Para maiores informações ou para marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou deixe uma mensagem nos campos abaixo que retornaremos prontamente:
Sua mensagem foi enviada
2 comentários