Artroscopia da Articulação temporomandibular (ATM) é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para o tratamento dos desarranjos internos da ATM. Com ela podemos realizar uma inspeção visual através de uma câmera que é introduzida na articulação e com isto, podemos diagnosticar muito melhor as condições articulares e também tratá-las. Ela pode ser indicada em muitas circunstâncias, como melhor opção, no lugar da cirurgia convencional ou aberta, onde há a necessidade de realizar uma incisão ou corte na pele bem a frente da orelha para acessarmos a ATM. Na artroscopia apenas dois ou três orifícios milimétricos são realizados na pele para a realização do procedimento. Apesar de particularmente não considerar a incisão na cirurgia aberta um problema, porque normalmente a cicatriz resultante fica muito boa e em muitos pacientes quase que imperceptível, na artroscopia temos a possibilidade de tratarmos a articulação com menos trauma cirúrgico, lesando menos as estruturas da articulação, e isto é uma vantagem muito importante para que a articulação possa manter sua fisiologia mais próximo do normal, bem como também possibilita uma recuperação mais rápida do paciente quando comparada com a cirurgia convencional.

Normalmente o tratamento do desarranjo ou disfunção interna de ATM, apresenta indicação de tratamento clínico em sua fase mais inicial de manifestação dos sinais e sintomas que são: dor bem na frente da orelha localizada na articulação que pode irradiar para outras regiões da face ou crânio; limitação de abertura bucal e/ou; presença de estalos na abertura ou fechamento da boca. O tratamento clínico pode incluir desde a utilização de placas de mordida, para serem usadas entre os dentes superiores e inferiores com o objetivo de aliviar a dor, até a realização de vários procedimentos que podem ser feitos simultaneamente ou não a depender das necessidades de cada paciente, como: exercícios de motricidade oral orientados por uma fisioterapeuta ou fonoaudióloga, infiltrações na articulação com o objetivo de lubrificar a articulação (viscosuplementação), terapia medicamentosa, etc.
Quando o paciente com disfunção interna de ATM submetido ao tratamento clínico não apresenta melhora dos seus sinais e sintomas, ou quando estes sinais e sintomas já estão em um estágio muito avançado da doença, os procedimentos cirúrgicos como a artroscopia ou a cirurgia convencional passam a ter indicação. Com a artroscopia da ATM podemos, como dito anteriormente, realizar uma inspeção visual através de uma câmera em toda a articulação e com isto diagnosticar melhor os problemas, bem como realizamos a ARTROCENTESE, que é o ato de ‘lavar’ a articulação com soro fisiológico, removendo ou diminuindo significativamente os processos inflamatórios dentro da articulação responsáveis pela dor. Além disso, podemos quando indicado, corrigir problemas, como por exemplo, reposicionar o disco articular quando este se encontra mal posicionado.
Para entender melhor a disfunção interna de ATM e a dor da musculatura da face (dor miofascial) e as indicações de tratamento para ambas as situações, acesse o link DISFUNÇÃO DE ATM / CIRURGIA DE ATM que irá complementar muito este assunto.
Muito obrigado pela atenção!
Para mais informações ou para marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou deixe uma mensagem nos campos abaixo que retornaremos prontamente: