DENTES DO SISO

          Dentes do siso é um termo utilizado para nos referirmos aos nossos terceiros molares. Eles são em número de quatro, sendo dois superiores e dois inferiores. São os últimos dentes da dentição permanente que erupcionam ou que deveriam erupcionar, por volta dos 16 aos 21 anos de idade. A palavra ‘siso’ significa ‘juízo’, e devido ao fato dos terceiros molares erupcionarem em uma fase da vida das pessoas em que elas estão ganhando juízo 😁😁😁 e assumindo novas responsabilidades, os terceiros molares são chamados de ‘dentes do siso ou do juízo’, sendo que dente do siso é o termo mais consagrado mundialmente. São considerados dentes retidos ou inclusos aqueles dentes que após passado o tempo normal de sua erupção, não atingem a sua posição na arcada dentária. Quando o dente consegue erupcionar apenas parcialmente, ele recebe a classificação de dente semi-retido. Qualquer dente pode se tornar retido, entretanto, os dentes que mais comumente ficam retidos são os terceiros molares (dentes do siso). É recomendável que as pessoas entre 16 e 21 anos de idade, tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser extraídos, uma vez que a remoção dos dentes do siso em pacientes mais jovens, são geralmente mais tranquilo e menos complexo do que em pacientes com uma idade mais avançada.

          Por que remover os dentes do siso, quando retidos ou semi-retidos?

          Remover dentes retidos ou semi-retidos assim que eles são diagnosticados, pode significar prevenir problemas futuros.  Deixar um dente retido ou semi-retido em sua posição e só indicar a remoção caso ele venha a causar problemas, pode causar um prejuízo muito grande para o paciente, que vai desde a perda de um dente saudável adjacente ao dente retido, até a necessidade de grandes cirurgias para remoção de cistos ou tumores que podem se originar a partir destes dentes retidos.

Dentes retidos
Radiografia mostrando cisto localizado na mandíbula (setas) originado a partir da presença do terceiro molar (dente do siso) e do segundo molar retidos e impactados.

          Para os pacientes com deformidades dentofaciais que irão se submeter a cirurgia ortognática, a remoção dos dentes do siso é quase que obrigatória, uma vez que, os dentes do siso inferiores, estão localizados em uma região onde a cirurgia ortognática irá ser realizada na grande maioria dos casos.  É possível remover os dentes do siso durante a cirurgia ortognática, mas esta opção não é a melhor nem a mais segura. O ideal é que o paciente remova os dentes do siso pelo menos 4 meses antes da cirurgia ortognática. Assim, haverá tempo suficiente para que ocorra uma boa formação óssea na região onde o dente do siso foi removido, consequentemente, o cirurgião terá mais facilidade e segurança para realizar a cirurgia ortognática, sem a presença dos dentes do siso que poderiam dificultar o procedimento. 

Apresentação1qqqqq
Dente do siso inferior retido (seta) causando perda óssea ao redor do segundo molar. Esta perda óssea é muito prejudicial ao segundo molar, podendo acelerar o processo de perda deste dente. O quanto antes remover este dente do siso, melhor será para o segundo molar.

         A cirurgia para a remoção dos dentes do siso é um procedimento que, a meu ver, deve ser preferencialmente realizada pelo especialista em cirurgia bucomaxilo, porque em muitos casos a falta de experiência e preparo do profissional para lidar com todos os detalhes desta cirurgia e do pós-operatório, pode ocasionar sérios transtornos para o paciente que poderiam ser evitados nas mãos de um especialista que foi treinado e preparado exaustivamente para isto.  Remover dentes retidos ou dentes do siso é uma cirurgia que eu faço quase que diariamente com enorme prazer e satisfação.

          Muito obrigado pela atenção!

          facebookFacebook         instagramInstagram

        Para mais informações ou marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou deixe uma mensagem nos campos abaixo que retornaremos prontamente:

← Voltar

Agradecemos pela sua resposta. ✨

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção

Atenção!

Deixe uma resposta