CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS E ANESTESIA EM CIRURGIA ORTOGNÁTICA / BUCOMAXILO

          Cuidados pré-operatórios e anestesia em cirurgia ortognática / bucomaxilo, não diferem muito da maioria das outras cirurgias de uma forma geral. Por ser a cirurgia ortognática uma cirurgia eletiva, ou seja, que pode ser realizada no momento mais oportuno e adequado, há a necessidade do paciente estar em BOM ESTADO GERAL DE SAÚDE. Dependendo dos hábitos de vida, presença de doenças pré-existentes (do paciente e/ou dos familiares) e tratamentos médicos já realizados ao longo da vida do paciente, serão determinados os exames pré-operatórios pertinentes ao caso que o paciente irá realizar, bem como a necessidade ou não de uma ou mais interconsultas com outras especialidades, para a confirmação das boas condições clínicas do paciente.

               Avaliação cardiológicaOs exames pré-operatórios que são realizados praticamente de rotina para todos os pacientes são: os exames de sangue, onde destacam-se o hemograma e o coagulograma completos, o eletrocardiograma para avaliação da atividade cardíaca e a radiografia de tórax para a observação dos pulmões em pacientes fumantes ou com idade acima de 40 anos. A avaliação de risco cirúrgico feita por um cardiologista é sempre prudente de ser realizada, mesmo em pacientes jovens e sem histórico pessoal ou familiar de problemas cardíacos prévios.

               Cuidados pré-operatóriosA anestesia para cirurgia ortognática é a anestesia geral, que promove a inconsciência total, abolindo toda a dor e relaxando o paciente, permitindo assim a realização de qualquer procedimento cirúrgico. A avaliação pré-anestésica realizada pelo médico anestesista que irá realizar a anestesia para cirurgia é fundamental e indispensável. Nela o anestesista irá verificar todos os exames pré-operatórios que foram solicitados pelo cirurgião bucomaxilofacial, terá acesso ao relatório do cardiologista sobre as condições cardíacas do paciente e de informações sobre outras consultas prévias com outras especialidades caso tenham sido necessárias.

Considero muito importante que o anestesista e o cirurgião se conheçam bem e tenham o hábito de trabalhar juntos com frequência. Desta forma, um sabe exatamente as necessidades do outro e este respeito mútuo entre ambos resulta em um aumento significativo da segurança durante o ato cirúrgico-anestésico. 

          Tomando todos os cuidados acima citados, estamos reduzindo consideravelmente as chances de problemas ou complicações que podem ocorrer durante a anestesia e a cirurgia, e mesmo sendo estas complicações muito raras, nunca podemos subestimá-las. Associado a isto, a escolha de um hospital adequado com estrutura para cirurgias de grande porte, trás para o paciente e profissionais envolvidos a tranquilidade necessária e a certeza que se ainda assim algo sair do usual e alguma intercorrência ocorrer, o que felizmente é raro, toda estrutura hospitalar (equipamentos e profissionais de retaguarda) estará disponível para ser utilizada em benefício do paciente.

           Muito obrigado pela atenção!

           facebookFacebook         instagramInstagram

Para maiores informações sobre cirurgia ortognática / bucomaxilo ou para marcar uma consulta é só entrar em contato  (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou preencher os campos abaixo que responderemos prontamente:

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção

Atenção!

Deixe uma resposta