RELAÇÃO ENTRE O PESCOÇO E O MENTO (QUEIXO) NA HARMONIA FACIAL

             A relação entre o pescoço e o mento (queixo) na harmonia facial como um todo, é um aspecto de extrema importância, entre muitos outros, para nos aproximarmos de uma face agradável do ponto de vista estético, contribuindo muito para o delineamento do contorno mandibular. Quanto menor for a distância entre o mento e o pescoço, menos marcante será a mandíbula, apresentando uma tendência de impressão de excesso de tecido mole nesta região (popularmente conhecida como “papada” ou “queixo duplo”). O encurtamento desta distância se da principalmente devido as deformidades dentofaciais, portanto, é uma problema esquelético, que apresenta uma repercussão estética importante no tecido mole devido a deficiência de suporte da mandíbula (maxilar inferior) a todo o tecido mole que a envolve, fazendo parecer erroneamente que há excesso de pele e/ou gordura em indivíduos mais jovens sem excesso de peso corporal.

pré e pós ortognatica
Em pacientes mais jovens com deformidade dentofacial, caracterizada por deficiência de crescimento anteroposterior de mandíbula, podemos ter a falsa impressão de excesso de tecido mole entre o mento e o pescoço.  A cirurgia ortognática proporciona o correto posicionamento da mandíbula, estabelecendo suporte adequado aos tecidos moles e um resultado estético mais harmônico.

             Sim, o excesso de peso corporal e o processo natural de envelhecimento podem contribuir para esta desarmonia, mas as deformidades dentofaciais são as principais causas que fazem este problema estético se manifestar mais precocemente. Uma quantidade muito significativa de pacientes se submetem a procedimentos estéticos como cirurgias plásticas (lipoaspiração ou lipectomia da “papada”) ou a infiltrações de substâncias para dissolver a gordura nesta região. Estes procedimentos estéticos estão fadados ao fracasso ou a resultados poucos satisfatórios quando a causa do problema é a falta de suporte ósseo decorrente da deformidade dentofacial.  Assim sendo, a cirurgia ortognática estabelece um posicionamento adequado para a mandíbula, proporcionando harmonia e rigidez para a região entre o pescoço e o mento e, caso após a correção da deformidade esquelética ainda haja excesso de tecido mole ou flacidez, estes procedimentos estéticos coadjuvantes podem e devem serem indicados caso a queixa estética do paciente ainda persista.

Joelma pré e pós1
Em pacientes acima dos 40 anos o aspecto de excesso de tecido mole entre o pescoço e o mento se intensifica na presença de uma deformidade dentofacial e somente a correção da mesma irá dar o suporte adequado aos tecidos moles, minimizando ou eliminado a “papada”.

    Muito obrigado pela atenção!

facebookFacebook       instagramInstagram 

         Para maiores informações sobre este ou outros assuntos referente a cirurgia ortognática / harmonia facial ou para marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou deixe um recado nos campos abaixo que retornaremos prontamente:

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção

Atenção!

Deixe uma resposta