DISFUNÇÃO DE ATM / CIRURGIA DE ATM

ATM tomo
Dentro do circulo observamos a região da articulação temporomandibular (ATM)

    ATM significa articulação temporomandibular. Temos uma ATM direita e outra esquerda. Através delas que realizamos a abertura da boca. A disfunção interna de ATM, como o próprio nome diz é uma alteração da função normal dentro da articulação temporomandibular. É uma doença muito comum que afeta uma porcentagem muito significativa da população de uma forma geral, mas as mulheres são predominantemente mais acometidas por esta entidade. Os sinais de disfunção podem incluir o deslocamento do disco articular para uma posição não usual e, em casos mais graves,  o estabelecimento de processos degenerativos nas superfícies articulares.

        O deslocamento do disco articular é o responsável pelos ‘estalos’ que o paciente sente e até mesmo ouve. Quando temos um estalo durante a abertura da boca e outro estalo durante o fechamento da boca, classificamos o deslocamento do disco articular como ‘com redução’. Na presença de um deslocamento do disco articular ‘sem redução’ uma limitação de abertura bucal pode estar presente, os estalos não são mais perceptíveis e processos degenerativos na articulação podem começar a se estabelecerem. Em ambas as situações a sintomatologia dolorosa pode ou não estar presente, mas geralmente é o primeiro fator que faz o paciente procurar tratamento, seguido dos estalos. A dor da disfunção interna de ATM é uma dor dentro da articulação e o paciente consegue apontar o dedo bem em cima da articulação e dizer que ali é onde doí.  Dores em outras regiões da face normalmente envolvem outros diagnósticos e a dor miofascial é o principal diagnóstico diferencial.

disco articular - ressonância

Ressonância magnética da articulação temporomandibular (ATM):  O número 1 é o côndilo mandibular posicionado em situação de boca fechada, onde observamos o disco articular (2) deslocado anteriormente em relação ao côndilo (posição incorreta, uma vez que o disco articular deveria estar sobre o côndilo). O número 3 é o mesmo côndilo mandibular agora em uma situação de boca aberta, onde verificamos que o disco articular (4) foi forçado ainda mais para anterior, caracterizando um quadro de disfunção interna de ATM com deslocamento do disco articular sem redução.

          A dor miofascial é uma dor muscular na musculatura da mastigação entre outras, geralmente ocasionada pela hiperatividade muscular devido a causas multifatoriais ainda não bem compreendidas, onde o estresse emocional tem um papel de destaque. Em um mesmo paciente podemos ter o diagnóstico de disfunção interna de ATM uni ou bilateral e/ou o diagnóstico de dor miofascial também uni ou bilateral. Tanto a dor miofascial quanto a disfunção interna de ATM são tratadas clinicamente através de várias técnicas específicas para cada caso. Somente uma pequena porcentagem em torno de 5% dos pacientes com disfunção interna de ATM, apresentam indicação de operarem a articulação como método de tratamento, geralmente após falha do tratamento clinico ou quando os sinais de disfunção interna de ATM já se encontram em um estágio muito avançado de evolução da doença

ortognática pré e pós
Cirurgia ortognática

       A relação entre cirurgia ortognática e disfunção de ATM esta muito bem sedimentada atualmente. Algum tempo atrás, acreditava-se que as maloclusões e/ou deformidades dentofaciais eram os principais fatores etiológicos que causavam dores faciais e/ou disfunção da articulação temporomandibular. Portanto, pacientes que apresentavam deformidades dentofaciais recebiam indicação de cirurgia ortognática, tendo como um dos objetivos resolver o quadro de dor produzido pela disfunção de ATM. Infelizmente não podemos afirmar isto para os pacientes.  As causas da disfunção de ATM e dor orofacial são muito complexas e não dizem respeito somente a maloclusão ou deformidades dentofaciais. Há pacientes que convivem sua vida adulta toda com deformidades dentofaciais, que não foram submetidos a cirurgia ortognática, que nunca tiveram queixa de sintomas relacionados com disfunção de ATM e/ou dor orofacial. Entretanto, há pacientes com a oclusão perfeita e sem nenhum tipo de deformidade dentofacial que apresentam queixas de dor orofacial ou sinais de disfunção de ATM. Então, o que devemos ter em mente é que a cirurgia ortognática deve ser indicada para corrigir a deformidade dentofacial, proporcionando melhor harmonia facial com uma oclusão estável e não com objetivo principal de tratar dor. Caso o paciente apresente um quadro de disfunção de ATM ou dor orofacial associado à deformidade dentofacial, este quadro deve ser entendido como uma entidade a parte e deve ser tratado seguindo os protocolos apropriados para cada caso. Se o paciente pertencer a uma minoria com diagnóstico de disfunção de ATM com indicação de cirurgia de ATM, está poderá ser feita antes ou simultaneamente a cirurgia ortognática.

Prótese de ATM
Prótese da articulação temporomandibular.

          A cirurgia de ATM tem como objetivo tratar doenças que produzem limitação da função desta articulação. Incluímos aqui desde os processos inflamatórios, deslocamento do disco articular sem redução e/ou processos degenerativos intra-articulares, normalmente associados a disfunção interna de ATM, que não obtiveram sucesso com o tratamento clínico, até o diagnóstico de condições importantes como as alterações de crescimento dentro da articulação, luxação recidivante da articulação (paciente fica com a boca aberta sem conseguir fechar com facilidade)  e a presença de tumores.  O tratamento cirúrgico pode variar desde uma artroscopia para tratamento de alguns tipos de disfunção interna de ATM, até a cirurgia aberta para o tratamento de condições mais complexas que podem incluir até mesmo a reconstrução da articulação com uma prótese articular. Acesse o link ARTROSCOPIA DA ATM e informe-se mais sobre esta técnica tão atual.

          Muito obrigado pela atenção!

          facebookFacebook         instagramInstagram

Para maiores informações ou para marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou preencha os campos abaixo que retornaremos prontamente:

← Voltar

Agradecemos pela sua resposta. ✨

Deixe uma resposta