Toxina botulínica e preenchimento facial são dois recursos que podemos utilizar com o objetivo de promovermos harmonia facial. A toxina botulínica (BOTOX – nome comercial mais conhecido) é utilizada há muito tempo por cirurgiões-dentistas, cirurgiões plásticos e dermatologistas com diversas finalidades diferentes, sendo que as mais comuns na face são para atenuar as rugas e até mesmo para tratar e aliviar dores crônicas, bem como, para o controle do bruxismo (ranger os dentes de forma involuntária durante o sono). O excesso de contração muscular na face ao longo do tempo, produz o aparecimento de rugas e linhas de expressão que no início são observadas durante a movimentação da musculatura facial, porém, posteriormente estas rugas ficam bem aparentes, inclusive no repouso. A toxina botulínica surgiu como uma opção não cirúrgica para este tipo de problema. Sua ação consiste na redução ou inibição da contração muscular, proporcionando a suavização ou mesmo desaparecimento das rugas das regiões frontal (testa), lateral dos olhos (“pés de galinha”) e até no pescoço.
A toxina botulínica ainda pode ser utilizada para diminuir a exposição de gengiva em pacientes com sorriso gengival, mas seja qual for a indicação de uso da toxina botulínica, o efeito de duração dos resultados obtidos com ela são sempre temporários, estendendo-se aproximadamente entre 4 e 6 meses. Após este tempo os resultados estéticos obtidos começam a desaparecer e uma nova aplicação do produto é necessária para manter os resultados.
Em sulcos ou rugas mais profundos, a toxina botulínica pode não ser suficiente para um bom resultado estético, sendo então melhor indicado a utilização de um preenchedor facial chamado de ÁCIDO HIALURÔNICO, que consegue fazer um preenchimento do espaço físico da ruga mais profunda, mas assim com a toxina botulínica, o ácido hialurônico também precisa ser reaplicado, em média a cada 12 ou 15 meses para manutenção dos resultados. O ácido hialurônico também pode ser utilizado para aumentar temporariamente o volume de lábios muito finos e para corrigir a perda de definição dos lábios que ocorre com o envelhecimento, bem como para o preenchimento de outras regiões da face como o sulco nasogeniano (“bigode chinês”).
Muito obrigado pela atenção!
Para maiores informações sobre este ou outro assunto referente a cirurgia bucomaxilo ou para marcar uma consulta é só entrar em contato (fone/whatsapp: 11 3251-4221) ou preencha os campos abaixo que retornaremos prontamente: